Al-Hilal de Simone Inzaghi vai atrás de Gustavo Martins e sinaliza pagar US$ 4,5 milhões ao Grêmio
- 09/07/2025
Al-Hilal vem forte após o Mundial para contratar zagueiro do Grêmio
O Al-Hilal, da Arábia Saudita, comandado por Simone Inzaghi, sinalizou que pretende formalizar uma proposta ao Grêmio pelo zagueiro Gustavo Martins, um dos jogadores mais observados da atual geração do clube. A informação exclusiva é de Kaliel Dorneles, setorista do Grêmio na Rádio Bandeirantes do Rio Grande do Sul.
Segundo apuração, a oferta ainda não chegou oficialmente à mesa da diretoria tricolor, mas foi sinalizada no valor de 4,5 milhões de dólares (cerca de R$ 25,1 milhões na cotação atual) por 80% dos direitos econômicos do jogador de 22 anos. O Grêmio manteria 10% em uma eventual revenda futura.
A quantia é idêntica à que havia sido recusada no início de 2023 pelo Braga, de Portugal. Desde então, clubes da Inglaterra e o Bétis, da Espanha, intensificaram o monitoramento. De acordo com o repórter Saimon Bianchini, do portal GZH, esses clubes consultaram novamente a situação do atleta nas últimas semanas.
Zagueiro? Gustavo Martins tem atuado de lateral com Mano Menezes
Gustavo Martins atua como profissional desde 2023 e soma 72 partidas e 6 gols pelo Grêmio. A esperada sequência como titular surgiu nos últimos jogos, após a série de lesões nas laterais do elenco. Mesmo com a volta de jogadores de origem como Serrote, o técnico Mano Menezes optou por manter o zagueiro improvisado na lateral-direita.
Para se ter uma ideia, nos últimos seis jogos do Grêmio, Gustavo foi titular em quatro, todos como lateral, e entrou no segundo tempo na vitória contra o Bahia, substituindo João Pedro. Até aqui, ele ainda não foi escalado como zagueiro sob o comando de Mano.

Essa versatilidade desperta atenção internacional, especialmente de clubes que buscam atletas jovens e polivalentes. O Grêmio, ciente da valorização do jogador, descartou incluí-lo em trocas recentes. O Botafogo tentou empréstimo e não avançou. Em 2024, Athletico-PR e Santos sugeriram envolvê-lo em negociações, mas o Tricolor recusou.
Grêmio será que mantém Gustavo Martins depois dessa?
Apesar da ascensão e do interesse crescente, Gustavo Martins tem um dos menores salários do elenco e não há negociações em andamento para renovação contratual. Internamente, a avaliação é de que o momento do defensor no mercado é excelente, embora o clube evite estipular um preço público para a venda.
Se a oferta do Al-Hilal se confirmar, o Grêmio terá nas mãos uma proposta difícil de ignorar — ainda mais vinda de um clube que disputou o Mundial de Clubes e foi eliminado nas quartas de final pelo Fluminense. A janela promete ser movimentada.