Aproveitamento do Vasco como visitante despenca após goleada sofrida para o Del Valle no Equador
- 16/07/2025
Vasco da Gama foi goleada pelo Independiente Del Valle
O Vasco foi goleado pelo Independiente Del Valle, do Equador, pelo placar de 4 a 0, na última terça-feira (15). A partida, válida pelo primeiro jogo dos playoffs da Copa Sul-Americana, foi disputada no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, capital equatoriana.
Com o resultado adverso, o Cruzmaltino precisará de uma vitória por, no mínimo, cinco gols de diferença para avançar às oitavas de final da Copa Sul-Americana. Vitória carioca por quatro gols leva a definição do classificado aos pênaltis. O vencedor deste confronto enfrentará o Mushuc Runa, também do Equador.
A goleada diminuiu ainda mais o desempenho do Vasco atuando como visitante. Em 2025, o Cruzmaltino já realizou 19 partidas fora de casa, somando quatro vitórias, cinco empates e dez derrotas, com aproveitamento de 29,8%. Segundo o Sofascore, a equipe sofreu 30 gols, marcou 21, permitiu 29 grandes chances ao rival e saiu de campo sem sofrer gols apenas duas vezes.
Vasco só venceu um jogo como visitante no Brasileirão
Entre as vitórias como visitante, duas foram pela Copa Betano do Brasil, diante do União Rondonópolis-MT e do Nova Iguaçu-RJ, sendo que, na primeira, o jogo foi disputado em Cariacica-ES, com maioria de torcedores do Vasco. Já o triunfo diante do Nova Iguaçu foi disputado no Rio de Janeiro. No Campeonato Carioca, a única vitória fora foi diante do Maricá-RJ.
Por fim, a última vitória como visitante foi no Brasileirão Betano, no dia 12 de junho, quando o Vasco superou o São Paulo por 3 a 1, no MorumBIS. Antes desse resultado positivo contra o Tricolor, o clube de São Januário atravessava uma sequência de dez compromissos consecutivos longe de seus domínios sem vencer.

Nesse intervalo, foram oito derrotas e dois empates, ambos registrados em partidas pela Copa Sul-Americana e Copa Betano do Brasil. Já no Brasileirão Betano, os únicos três pontos conquistados fora de casa vieram justamente diante do São Paulo.
Cruzmaltino perdeu três jogos fora de casa na Sul-Americana
Os empates do Vasco como visitante no ano foram contra Nova Iguaçu-RJ, Boavista-RJ e Sampaio Corrêa-RJ (Campeonato Carioca), Melgar, do Peru (Sul-Americana), e Ferroviário-PR (Copa Betano do Brasil).
Por fim, as derrotas do Cruzmaltino fora de casa foram para o Flamengo (duas vezes, ambas pelo Carioca); Corinthians, Ceará, Cruzeiro, Vitória e Fluminense (Brasileirão Betano); Academia Puerto Cabello (Venezuela), Lanús (Argentina) e Independiente Del Valle (Copa Sul-Americana).