Bolívia na Copa América Feminina: veja os números e os destaques da seleção
- 08/07/2025
Bolívia ainda não conquistou a Copa América Feminina
A Copa América Feminina 2025 promete confrontos de qualidade. O torneio, que reúne todas as seleções do continente, será disputado no Equador entre 11 de julho e 2 de agosto. A Bolívia está disposta a fazer história na busca por seu primeiro título.
Desde que iniciou as atividades no futebol feminino, a nação não levantou taças pelas categorias de base ou profissional. Apesar dos números, a Bolívia tem apresentado uma melhora significativa na modalidade nos últimos anos, tanto na seleção nacional como nos clubes, com mais visibilidade para as jogadoras.
Atualmente, a La Verde ocupa a 105ª posição no ranking da FIFA, a pior colocação de uma equipe da América do Sul. O time tem lutado bravamente para mudar as estatísticas.
A Bolívia estreia na Copa América Feminina no dia 13 de julho, contra o Paraguai, às 18h (de Brasília), em Quito, na primeira rodada da fase classificatória. Também estão no grupo B as seleções de Brasil, Venezuela, Colômbia e Paraguai.
Tabela de jogos da Bolívia na Copa América Feminina 2025:Domingo, 13/07 – Bolívia x Paraguai – 18hQuarta-feira, 16/07 – Bolívia x Brasil – 18hSábado, 19/07 – Venezuela x Bolívia – 18hTerça-feira, 22/07 – Colômbia x Bolívia – 18hNúmeros da Bolívia na Copa América Feminina
A Seleção da Bolívia jogou oito das nove edições da Copa América Feminina realizadas pela Conmebol. O elenco ficou fora da estreia do campeonato, que contou apenas com três equipes.
O time nunca alcançou a final da competição. Aliás, a seleção boliviana nunca passou da fase de grupos em suas oito participações.
Segundo as estatísticas da Conmebol, a Bolívia coleciona 30 partidas no torneio continental, sendo três vitórias, dois empates e 25 derrotas, além de 27 gols marcados e 150 sofridos.
Este ano, a equipe disputou dois amistosos preparatórios contra o Panamá, mas perdeu ambos. O grupo precisa melhorar o desempenho para conquistar uma trajetória histórica até a etapa final.
Números da Bolívia na Copa América Feminina:30 partidas3 vitórias2 empates25 derrotas27 gols marcados150 gols sofridosSaldo de gols: -123
Destaques da Bolívia
A Seleção da Bolívia Feminina é dirigida pela treinadora Rosana Gómez. Para a 10ª edição da Copa América, a profissional convocou 23 atletas, combinando experiência e juventude em um time que se esforçará até o último minuto por seu país.
O elenco tem muitos talentos individuais que, combinados, podem dar muito certo. Erika Salvatierra e Rojas são os destaques da equipe.
Convocação da Bolívia para a Copa América Feminina 2025:Goleiras: Hillary Saavedra, Erika Sanchez e Jodi Medina.Defensoras: Juliana Serrudo, Erika Salvatierra, Lucerito Bravo, María José Bravo, Aide Mendiola e Jaise Nina.Meias: Angelina Rivero, Yaneth Viveros, Angela Cardenas, Anabel Flores, Nelly Carballo, Abigail Quiroz, Samantha Alurralde e Alison Mamani.Atacantes: Carla Mendez, Emilie Doerksen, Marlene Flores, Briseyda Orellana, Ana Paula Rojas e Ivana Siles.