Botafogo pode ter até oito desfalques para o duelo do final de semana
- 02/05/2025
Que fase do Fogão
O Botafogo pode enfrentar até oito ausências importantes na partida contra o Bahia, marcada para o próximo sábado, em Salvador, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro Betano. As recentes lesões de Savarino, Alexander Barboza e Matheus Martins aumentaram a lista de problemas no elenco alvinegro.
Além desses nomes, o zagueiro Bastos e o meia-atacante Santiago Rodríguez também estão sob cuidados médicos. A situação de Bastos é particularmente delicada, e sua volta aos gramados pode ocorrer apenas no Super Mundial de Clubes.
Tem jogador retornando de lesão
Por outro lado, os jogadores Marçal e Nathan Fernandes já retornaram aos treinos com o elenco principal. Conforme divulgado no início da semana, ambos devem estar disponíveis para a partida contra o Internacional, agendada para o dia 11 de maio, o mesmo vale para Santiago Rodríguez.
Apesar disso, havia a possibilidade de Marçal e Nathan serem relacionados já para o confronto com o Bahia. No entanto, o planejamento inicial do clube era que os atletas continuassem treinando no Rio de Janeiro e não fossem incluídos na viagem que engloba os jogos em Salvador e na Venezuela. Com os novos desfalques, o Botafogo pode rever essa decisão.
Quem pode entrar para ajudar Renato Paiva?
Outro desfalque confirmado é o volante Gregore, que está suspenso para o duelo diante do Bahia. Contudo, ele estará à disposição para o jogo contra o Carabobo, na próxima terça-feira, pela fase de grupos da Copa Libertadores.

O clube segue com a política de não divulgar prazos de recuperação para os jogadores que estão sob tratamento médico, o que dificulta previsões sobre o retorno de algumas peças importantes ao elenco.
No setor ofensivo, as opções disponíveis para o técnico Renato Paiva incluem Kauan Lindes, Artur, Jeffinho, Igor Jesus, Rwan Cruz, Elias Manoel e Mastriani. Vale lembrar que Patrick de Paula, embora seja volante, já atuou mais adiantado no meio-campo em outras ocasiões.
Diante do número reduzido de atletas ofensivos, o Botafogo pode recorrer aos talentos das categorias de base. Nomes como Rafael Lobato, Yarlen e Kayke vêm se destacando no time sub-20, que recentemente conquistou o título da Dallas Cup Sub-19, nos Estados Unidos. Após o jogo contra o Bahia, o time segue direto para a Venezuela e, na sequência, terá uma maratona contra Internacional, Estudiantes e Flamengo em apenas sete dias.