CBF suspeita de truque de IA em vídeo que acusa mão de Memphis Depay em gol do Corinthians
- 11/12/2025
A CBF abriu investigação para apurar um possível uso de inteligência artificial em um vídeo que circula nas redes sociais e sugere toque no braço de Memphis Depay no gol da vitória do Corinthians por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, na semifinal da Copa Betano do Brasil, nesta quarta-feira (10), no Mineirão.
A polêmica começou quando Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro, publicou em suas redes uma imagem em que a bola aparentemente bate no braço do atacante holandês antes da finalização. O conteúdo não corresponde a nenhum dos ângulos avaliados pelo VAR.
O que o VAR confirmou sobre lance no campo
Segundo a CBF, a equipe de arbitragem chefiada por Anderson Daronco checou dois possíveis lances irregulares: o toque no braço de Memphis e um eventual impedimento de Yuri Alberto, responsável pela assistência.
O árbitro de vídeo, Rodrigo D’Alonso Ferreira, revisou o lance em quatro câmeras diferentes — três laterais e uma por trás da jogada — e confirmou que não houve infração. A análise completa durou pouco mais de um minuto.
CBF suspeita de truque de IA em vídeo que bombou nas redes sociais
O vídeo divulgado pelo influenciador Cris Sevieri, porém, mostra um ângulo traseiro que não apareceu nas câmeras oficiais do VAR. De acordo com o jornalista Paulo Vinícius Coelho (UOL), a CBF trata o caso com cautela e quer averiguar se a imagem foi manipulada ou gerada por inteligência artificial.
Dentro de campo, é possível notar jogadores do Cruzeiro questionando Daronco, mas o árbitro reforça, ao confirmar o gol: “As duas situações, impedimento e mão, ok?” O VAR responde: “Isso, tudo confirmado”.
Situação do Corinthians na Copa Betano do Brasil
Apesar da repercussão, o Corinthians deixa Belo Horizonte em vantagem e pode empatar na Neo Química Arena, neste fim de semana, para se garantir na final da Copa Betano do Brasil.
O elenco de Dorival Júnior agora acompanha a outra semifinal do torneio: Fluminense e Vasco se enfrentam nesta quinta (11), às 20h, no Maracanã, pelo jogo de ida.







