Cléber Xavier analisa empate do Santos contra o Sport e justifica mudanças: “Fizemos um 5-2-2 arriscado…”
- 27/07/2025
Duelo complicado e empate suado
O Santos empatou em 2 a 2 com o Sport, na noite deste sábado (26), em partida válida pela 17ª rodada do Brasileirão Série A, em um jogo marcado por altos e baixos. Jogando fora de casa e com um jogador a menos desde os acréscimos do primeiro tempo.
Após a expulsão de Rincón, o Peixe conseguiu reagir após estar perdendo por 2 a 0 e buscou o empate na reta final. Logo após a partida, o técnico Cléber Xavier concedeu entrevista coletiva e fez uma análise detalhada do desempenho do time.
Cléber, destacou os obstáculos enfrentados e explicou a mudança para o esquema tático 5-2-2. “Foi um jogo completamente atípico. Sofremos um gol muito cedo, e isso muda toda a estrutura planejada”, afirmou o treinador.
Estratégia ousada e improvisação
Sobre a escolha inicial de escalar Rincón e Schimith, Xavier explicou que o plano era controlar o meio-campo com dois volantes de marcação, liberando os laterais para dar amplitude. A proposta incluía movimentações de Barreal e Rolleizer para alimentar Neymar e Deivid em infiltrações. Porém, a expulsão de Rincón forçou uma mudança imediata no plano de jogo.
“Optamos por um 5-2-2, uma formação arriscada, e mesmo assim o Sport ainda teve algumas chances de gol. Mas fomos para cima, arriscamos, buscamos o resultado. Não conseguimos fazer mais mudanças porque, dentro do que víamos em campo, não havia necessidade: o Barreal executou muito bem sua função, assim como o Carvajero.”, explicou Cléber.

Apesar das limitações, o treinador elogiou a atuação de Neymar e a entrada de Tiquinho. “O Neymar, mesmo desgastado pela sequência de jogos, é peça fundamental. O Tiquinho entrou bem, deu dinâmica. E tanto o Rolleizer quanto o Bontempo fizeram uma partida muito qualificada. O Bontempo, aliás, tem crescido bastante está se tornando um ganho importante para a equipe”

Foco total no Juventude
“Foi um jogo importante, e esse resultado tem muito valor. Estávamos com um a menos, perdendo por 2 a 0 fora de casa, e conseguimos reagir. Isso nos dá uma sobrevida e uma motivação extra para seguir lutando pelo nosso objetivo atual e imediato, que é sair da zona“, finalizou o treinador.
Agora, o Santos soma três jogos sem vitória e segue na luta contra a zona de rebaixamento no Brasileirão Betano. O próximo compromisso será contra o Juventude, no Morumbis, na segunda-feira (4), pela 18ª rodada.