Conmebol testa nova regra de ‘transparência’ do VAR em Flamengo x Estudiantes pela Libertadores
- 16/09/2025
Nova atribuição da Conmebol para jogos na Libertadores
A Conmebol anunciou nesta terça-feira (16) que uma nova medida será adotada nas quartas de final da Libertadores: o árbitro principal deverá comunicar imediatamente ao público presente no estádio todas as decisões do VAR.
A iniciativa, chamada de regra da ‘transparência’, já havia sido testada na Recopa Sul-Americana da temporada 2024 e agora volta a vigorar em jogos eliminatórios da competição mais importante da América do Sul.
O Flamengo já testará a novidade nesta fase da Libertadores. A equipe enfrenta o Estudiantes nesta quinta-feira (18), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pela partida de ida das quartas de final.
Medida para trazer ‘clareza’, informa Conmebol
A expectativa é de casa cheia: pouco mais de 55 mil ingressos já foram vendidos, restando apenas bilhetes para o Setor Sul do estádio. “Essa medida traz mais clareza para torcedores, jogadores e comissão técnica. Todos saberão na hora o que motivou cada decisão do VAR”, afirmou um porta-voz da Conmebol.
O confronto de volta está marcado para o dia 25, no mesmo horário, em La Plata, na Argentina. Vale lembrar que a regra do gol qualificado não está mais em vigor nesta fase da Libertadores, ou seja, gols marcados fora de casa não terão peso diferenciado nas eliminatórias.

Dúvidas e certezas no Flamengo de Filipe Luís contra Estudiantes
No lado do Flamengo, o técnico Filipe Luís terá três dúvidas para a partida de ida: Jorginho, Varela e Alex Sandro. Por outro lado, Bruno Henrique está de volta após dores musculares.
A estreia da regra de transparência do VAR no Maracanã promete ser mais um passo da Conmebol para aumentar a clareza e a confiança nas decisões de arbitragem, enquanto o Flamengo segue firme em busca de uma vaga na semifinal da Libertadores.