Diniz testa novo Vasco sem Coutinho e arma mudanças contra Fluminense; Hinestroza pode ser novidade
- 20/02/2026
Às vésperas do clássico de domingo (22), no Estádio Nilton Santos, pela ida da semifinal do Campeonato Carioca, o técnico Fernando Diniz intensificou os testes no Vasco em busca da formação ideal para enfrentar o rival.
A preparação ganhou peso extra após a saída repentina de Philippe Coutinho, que mudou o cenário do time e obrigou o treinador a buscar novas alternativas táticas e ofensivas. Internamente pressionado, Diniz entende que boa atuação no clássico é fundamental para recuperar a confiança da diretoria e da torcida.
Segundo informações do setorista Lucas Pedrosa, entre as principais novidades observadas nos treinos, está a utilização de uma formação com três zagueiros. Nessa variação, Saldívia foi testado entre os titulares, ampliando as opções defensivas e oferecendo mais liberdade aos alas.
Mudanças testadas por Diniz na equipe considerada titular
No meio-campo, há preocupação com Thiago Mendes. O volante sentiu dores no joelho durante a semana, não treinou com o grupo nesta sexta-feira (20) e segue em tratamento. Apesar de a possibilidade de lesão grave ter sido descartada, sua presença no clássico ainda é incerta.
Do meio para frente, Diniz tem promovido diversos testes e simulações de jogo. Reforços como Rojas, Spinelli, Marino Hinestroza e Brenner vêm sendo utilizados em sistema de rodízio, permitindo ao treinador avaliar diferentes combinações ofensivas e respostas táticas da equipe.
A tendência é que o Vasco comece a partida com: Léo Jardim; Puma Rodríguez (Paulo Henrique), Cuesta, Robert Renan e Lucas Piton; Barros, Tchê Tchê (Saldívia), Nuno Moreira, Rojas e Andrés Gómez; Brenner (Spinelli).
As variações treinadas, porém, devem ser utilizadas ao longo do confronto, dependendo do cenário da partida, completa Pedrosa. O Cruz-Maltino ainda tem um treinamento neste sábado (21) em São Januário para que Diniz defina a equipe.
Cuiabano segue em preparação física
Outro nome acompanhado pela comissão técnica é Cuiabano. O lateral-esquerdo participa apenas de parte das atividades com o grupo, alternando com trabalhos físicos específicos. A presença no clássico é considerada improvável, mas há expectativa de que esteja disponível na estreia do Vasco no Brasileirão, contra o Santos.
Sem sua principal referência recente e sob pressão por resultados, Fernando Diniz aposta na versatilidade tática e na concorrência interna para tentar recolocar o Vasco no caminho das vitórias justamente no duelo mais importante do início de temporada.







