“Dor insuportável”, Novo reforço do Santos, Zé Rafael admite que quase parou de jogar futebol após lesão
- 12/05/2025
Forte relato de Zé Rafael
Apresentado oficialmente como reforço do Santos, o meio-campista Zé Rafael revelou um drama pessoal que quase o fez encerrar a carreira.
Durante entrevista coletiva na última sexta-feira (9), na Vila Belmiro, o jogador confidenciou que sofreu com dores insuportáveis na última temporada e chegou a cogitar parar de jogar futebol.
“Quando eu voltei esse ano, já tinha conversado com os médicos e falei que, se eu tivesse que passar por tudo de novo com as mesmas dores, eu pararia de jogar. Era uma dor insuportável, que me limitava muito. Apesar de muitos acharem que era apenas opção técnica, o problema era conviver com a dor 24 horas por dia. Isso mexeu muito com a minha parte psicológica”, desabafou o jogador.
Zé Rafael evoluiu fisicamente
O meia, que atuou por anos no Palmeiras, agradeceu o suporte da equipe médica do Santos, considerada fundamental para sua recuperação. Ele afirmou que sempre esteve focado no processo de recondicionamento físico e celebrou a evolução após o tratamento.

Zé Rafael explicou que, após o procedimento, passou por um rigoroso trabalho de fisioterapia. “Foi um período muito importante. Me dediquei bastante para voltar bem. Não é fácil recuperar a confiança depois de tanto tempo sentindo dor”, comentou.
O novo reforço disse ainda que se vê pronto para atuar em qualquer função no meio-campo, seja como primeiro, segundo ou terceiro homem. A versatilidade, segundo ele, é um dos pontos que pode ajudar o técnico a encontrar seu melhor espaço dentro do time.
O meia vai jogar contra o Ceará?
Apesar da melhora física, Zé Rafael ainda não sabe se será relacionado para o duelo contra o Ceará, marcado para esta segunda-feira (12), às 20h, no Allianz Parque, pela oitava rodada do Brasileirão Betano. A decisão será tomada após os últimos treinos do fim de semana.