Flamengo encara o Operário-MS na Copa do Brasil após quase uma década sem brilhar
- 08/07/2025
Mengão definido na Copa do Brasil
O Flamengo já sabe quem será seu adversário na terceira fase da Copa do Brasil Feminina. Em sorteio realizado pela CBF nesta terça-feira (08), o clube carioca conheceu o Operário-MS como seu rival na estreia da competição. O duelo será em jogo único, com data e local ainda a serem confirmados pela entidade.
Essa será a primeira vez que as Meninas da Gávea enfrentam a equipe de Raphael Pereira, e a expectativa é de uma partida intensa, marcada pela busca por um novo capítulo na história rubro-negra na competição nacional.

Apesar da tradição do clube no futebol masculino, o time feminino carioca ainda busca consolidar seu nome entre os gigantes da modalidade, e vê na competição uma excelente oportunidade de provar seu valor em nível nacional.
Retrospecto discreto, mas com sede de evolução
O histórico do Flamengo na Copa do Brasil Feminina ainda é tímido. A última edição do torneio havia sido disputada em 2016: ano em que o clube fez sua estreia de destaque, mas acabou sendo eliminado ainda na primeira fase.
Entre 2017 e 2024, não há registros de campanhas expressivas do Flamengo na competição. O torneio entrou em hiato por nove anos, retornando em 2025 com novo formato, e trazendo consigo o desejo dos clubes de reescreverem suas histórias.
Dentro do cenário carioca, apenas o Vasco possui um título da competição, conquistado em 2010. Desde então, os clubes do Rio de Janeiro passaram longe das fases finais e o Mengão, em especial, nunca foi semifinalista ou finalista.
Flamengo quer protagonismo
Agora, sob o comando da técnica Rosana Augusto, o Flamengo tenta construir um novo caminho. O time entra diretamente na terceira fase da competição, ao lado de outras potências como Corinthians, Cruzeiro e Internacional.
Os treinos intensivos voltados tanto na Copa do Brasil quanto para a reta final do Brasileirão estão a todo vapor. A comissão técnica rubro-negra tem adotado uma abordagem focada em solidez defensiva e velocidade nos contra-ataques, características que podem ser decisivas no duelo contra o time sul-mato-grossense.