Flamengo mostra apoio a CBF para aprimoramento da arbitragem brasileira: “Vem demonstrando resultados”
- 16/11/2025
Principal polêmica no futebol nacional
Não é segredo que a arbitragem brasileira é um dos pontos negativos, principalmente na temporada de 2025. Com a disputa entre Flamengo e Palmeiras na disputa do Campeonato Brasileiro, polêmicas subiram um nível.
Nos bastidores, o clima entre as equipes não é nada amistoso, com indiretas de presidente para presidente. Em relação à arbitragem, o Rubro-Negro toma uma decisão que chama atenção dos torcedores.
O Flamengo emitiu um comunicado envolvendo esse polêmico tópico. A equipe carioca mostra apoio a iniciativa da CBF em trazer melhorias para a arbitragem brasileira.
O comunicado do Flamengo
“O Clube de Regatas do Flamengo vem a público valorizar as ações promovidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), sob a liderança do presidente Samir Xaud, para elevar o padrão da arbitragem no país. O clube considera que a reunião dos árbitros do quadro nacional para períodos de treinamentos intensivos, realizados desde outubro pela entidade na Granja Comary, é uma iniciativa que já vem demonstrando resultados“, iniciou.
A equipe continua: “O Flamengo acredita que a capacitação contínua, de maneira presencial, contribui para aperfeiçoar o desempenho dos árbitros e reduzir o índice de erros nas partidas. Além disso, o acompanhamento de psicólogos e a atenção à saúde mental têm sido fundamentais para a tomada de decisões neste momento de extrema pressão, que é a reta final dos campeonatos“.

“O Clube de Regatas do Flamengo reconhece que tais ações representam um passo importante no processo de profissionalização da arbitragem, tema central da reunião realizada na última segunda-feira (10/11), que contou com a presença de diversos clubes e sinalizou um caminho de maior estrutura, clareza e responsabilidade para o setor“, destacou no comunicado.
Mudança definida pela CBF para 2026
Por fim, deixa claro: “O clube parabeniza a diretoria da CBF, na pessoa do presidente Samir Xaud, assim como a Comissão de Arbitragem, presidida por Rodrigo Cintra, pela disposição em promover avanços concretos, elemento fundamental para o desenvolvimento contínuo do esporte“.
Para 2026, a CBF fechou um contrato com a Genius Sports. Dessa maneira, o futebol nacional contará com o impedimento semiautomático. Ferramenta será utilizada na 1ª divisão e na Copa do Brasil.







