Fluminense aposta em retrospecto positivo contra chilenos para vencer na Copa Sul-Americana

  • 13/05/2025
Tricolor defende invencibilidade de 11 jogos e pode encaminhar classificação no Maracanã

Fluminense recebe o Unión Española no Maracanã

O Fluminense volta a campo nesta quarta-feira (14), às 19h, para enfrentar o Unión Española, do Chile, no Maracanã. A partida é válida pela quinta rodada do Grupo F da Copa Sul-Americana e pode garantir o Tricolor na próxima fase em caso de triunfo.

O Tricolor está na segunda posição da chave, com sete pontos, dois a menos que o líder Once Caldas, da Colômbia (nove), e três a mais que o GV San José, da Bolívia (quatro pontos). Caso vença os chilenos, o Fluminense chegará aos dez pontos, dependendo apenas de um tropeço dos bolivianos para avançar de fase e disputar o primeiro lugar na última rodada.

E para animar o Tricolor, o histórico dos cariocas diante de equipes chilenas por competições continentais é positivo. Incluindo o confronto mais recente entre as equipes, são 13 partidas disputadas, com seis triunfos, seis empates e apenas uma derrota, ocorrida há 20 anos, também pela Copa Sul-Americana.

Única derrota para chilenos foi para a Católica de Conca

Na Sul-Americana de 2005, o Fluminense acabou sendo eliminado após perder por 2 a 0 para a Universidad Católica, em Santiago. No duelo de ida, no Rio de Janeiro, o time carioca havia vencido por 2 a 1. Um detalhe curioso é que aquele elenco chileno contava com Darío Conca, um meia argentino que mais tarde se tornaria um dos maiores ídolos da história tricolor.

Nas outras 12 partidas contra equipes do Chile, levando em conta apenas os torneios oficiais (como a Copa Sul-Americana e a Copa Libertadores), o Flu somou seis vitórias e seis empates. O clube já enfrentou adversários como Universidad de Chile, Antofagasta, Unión La Calera, Huachipato e, mais recentemente, o Colo-Colo.

Fluminense x Unión la Calera
Fluminense x Unión la Calera (Foto: Reprodução)
Fluminense tem confrontos pegados quando enfrenta times chilenos Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Considerando apenas os confrontos válidos pela Copa Sul-Americana, o Fluminense possui três vitórias, quatro empates e uma derrota, diante de Universidad Católica, Universidad de Chile, Antofagasta e Unión La Calera, respectivamente. No geral, o Fluminense marcou oito gols e sofreu sete diante dos chilenos na Sul-Americana.

Flu nunca perdeu para chilenos no Rio de Janeiro

Já nas partidas no Rio de Janeiro pela segunda maior competição continental, o Fluminense venceu apenas uma vez, quando derrotou, nas quartas de final, a Universidad Católica, em 2005, pelo placar de 2 a 1, com gols de Juan e Dejan Petkovic.

Os empates ocorreram nas edições de 2009, ao enfrentar a Universidad de Chile nas quartas de final (2 a 2, com dois gols de Fred); em 2019, ao ficar no 0 a 0 com o Antofagasta pela primeira fase; e em 2020, quando empatou por 1 a 1 (gol de Evanilson) diante do Unión La Calera, também pela primeira fase.

FONTE: https://br.bolavip.com/fluminense/fluminense-tem-vantagem-contra-chilenos-na-sul-americana


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. saudade da minha vida

gustavo lima

top2
2. uai

zé neto e cristiano

top3
3. rancorosa

henrique e juliano

top4
4. eu e voce

jorge e matheus

top5
5. solteirou

luan santana

Anunciantes