Internacional abre o assunto sobre SAF em evento divulgado para seus torcedores
- 08/07/2025
O clube fez um evento ao vivo no Youtube para os Colorados
O tema mais debatido do futebol brasileiro nos últimos anos voltou a ganhar espaço no Beira-Rio. Durante o evento Inter Conecta, realizado nesta terça-feira (8), dirigentes do Internacional comentaram abertamente sobre a possibilidade de mudanças profundas no modelo de gestão do clube.
Quem trouxe o assunto à tona foi o vice-presidente do Conselho de Gestão, Victor Grunberg. Ele falou de forma direta sobre os estudos que vêm sendo conduzidos nos bastidores. “Estamos analisando alternativas ao nosso atual modelo associativo”, declarou o dirigente.
Fala, Victor!
Segundo Grunberg, o Inter contratou uma consultoria especializada para estudar cenários e apontar caminhos possíveis para o futuro. “Essa consultoria vai nos ajudar a entender o que é viável para o clube, com base em experiências de mercado e possibilidades de captação de recursos sustentáveis”, afirmou.
A principal discussão gira em torno da possível adoção do modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF), formato já adotado por clubes como Botafogo, Vasco e Cruzeiro. Grunberg explicou: “A ideia é fomentar o debate sobre SAF, modelo híbrido ou até melhorias no atual sistema associativo. O importante é abrirmos essa conversa com responsabilidade”.
Ele deixou claro que ainda não há uma definição, mas o clube quer preparar o terreno. “Não se trata de uma decisão tomada, e sim de um movimento para estudar o que pode ser melhor para o Inter a médio e longo prazo”, ressaltou.

O dirigente ainda frisou que o momento é de análise e escuta. “Queremos envolver os conselheiros, sócios e torcedores nesse debate. Precisamos construir isso coletivamente, com clareza e transparência”, pontuou.
Colorado está se movimentando para se tornar SAF?
A possível transição para SAF também foi tema recente de entrevista do presidente Alessandro Barcellos, que, em conversa com o jornal Correio do Povo, reconheceu a necessidade de encontrar novas formas de financiamento, embora admita que há resistência interna.
Com essas falas, fica evidente que o Internacional está se movimentando para o futuro. Mesmo sem pressa para tomar uma decisão definitiva, a diretoria já começa a preparar o clube para uma eventual abertura a investidores, com um passo estratégico que pode redesenhar o modelo de gestão colorado.