São Paulo avança por Pochettino e avalia incluir Rodriguinho ou Luan em troca com o Fortaleza
- 11/12/2025
Em meio ao planejamento para a temporada 2026, o São Paulo intensificou suas movimentações no mercado e abriu conversas com o Fortaleza para tentar a contratação do meio-campista Tomás Pochettino, de 29 anos.
O argentino, peça importante do elenco cearense nos últimos anos, vive um cenário de possível saída após o rebaixamento do Leão do Pici à Série B em 2024 — e a diretoria tricolor nordestina já admite negociá-lo para aliviar a folha salarial e reformular o elenco.
A chegada do nome à pauta do São Paulo tem influência direta de Hernán Crespo. O treinador argentino enxerga em Pochettino o meia dinâmico e articulador que falta ao plantel, capaz de executar funções de construção e infiltração no setor central.
Quem do São Paulo pode entrar no negócio por Pochettino
Com orçamento reduzido para contratações, o Tricolor paulista tem operado no mercado seguindo três diretrizes: empréstimos com opção de compra, chegada de atletas livres ou trocas de jogadores. E é justamente esse terceiro modelo que aparece como o mais viável no caso de Pochettino.
Segundo o jornalista Paulo Giacomelli, o São Paulo avalia uma operação que envolva a ida de Rodriguinho ou Luan para o Fortaleza, mas apenas um dos dois seria incluído na negociação. O formato discutido prevê empréstimos com cláusula de opção de compra ao fim do período.

Rodriguinho, revelado em Cotia e com boa passagem recente pelo Juventude, desperta interesse por ser jovem, versátil e ter potencial de valorização. Já Luan, campeão da Libertadores em 2021, é visto como um reforço de impacto para o setor defensivo do Fortaleza, que busca recomposição após o rebaixamento.
Negociação aberta, mas em estágio inicial | Pochettino aprova
As conversas ainda estão em estágio inicial, mas a sinalização positiva de ambas as partes indica que a negociação pode evoluir nos próximos dias. Pochettino, por sua vez, vê com bons olhos a possibilidade de voltar à Série A e trabalhar novamente com Crespo.
O São Paulo segue no mercado em busca de reforços pontuais, mas a prioridade no momento atende pelo nome de Tomás Pochettino — e a eventual inclusão de Luan ou Rodriguinho pode ser o fator determinante para que o negócio saia do papel.







