Tite chega, chegando e já prepara 3 mudanças drásticas no Cruzeiro e já vai causar na escalação e no estilo de jogo
- 16/12/2025
O treinador Tite acabou de ser anunciado oficialmente como novo comandante do Cruzeiro para a temporada de 2026. Ele assinou o contrato com o time celeste por um ano, tendo validade até o final de dezembro do ano que vem.
O ex-treinador da Seleção Brasileira chega com a dura missão de substituir o português Leonardo Jardim, que por questões pessoais decidiu antecipar o seu contrato que iria até o fim da próxima temporada e deixou o clube após a eliminação na Copa Betano do Brasil para o Corinthians.
O que deve mudar no Cruzeiro com Tite?
E o que os torcedores se perguntam é o que deve mudar no Cruzeiro com a chegada do treinador Tite. Baseado nos seus dois grandes trabalhos nos últimos anos, o Corinthians e a Seleção Brasileira, mudanças devem acontecer em relação ao time que vinha jogando com Leonardo Jardim.
A equipe do português jogava numa espécie de 4-2-3-1 e era um time que apesar da força defensiva era bem propositivo e pressionado em bloco alto a defesa adversária e a saída de bola. Já com Tite, é esperado que as coisas mudem e o novo estilo de jogo seja implementado.
Com o novo técnico, a Raposa pode variar suas escalações. Em seus esquemas ele sempre prioriza uma força no meio-campo com três jogadores que possam dar bastante combate e um meia que jogue um pouco mais livre. Quem deve se beneficiar nesse esquema é o camisa 10 Matheus Pereira, que deve ter uma função defensiva menor com o novo comandante.
A linha de meio-campo deve ser o grande foco do Tite como foi em suas passagens em outros clubes, mas, além disso, a jogada pelas pontas também é uma das características do treinador. O estilo de jogo de Kaio Jorge também se encaixa para aquilo que ele gosta de um centroavante que se movimenta e sai da área.
O Cruzeiro de Tite em 2026 deve ser um time que jogue no estilo de transição e contra-ataque e com mais força defensiva e combate forte no meio-campo. Já sobre as escalações pode acontecer uma variação entre um 4-3-3 e 4-1-4-1 ou até mesmo em 4-4-1-1.
Currículo vitorioso e de grandes títulos de Tite
Ele chegará a Toca da Raposa com uma certa rejeição de uma pequena parte da torcida celeste que não aprovou sua contratação. Mas o currículo de Tite fala por si só, pois é um dos treinadores mais vitoriosos dos últimos anos do Brasil.
Em seu currículo o técnico tem: uma Copa Libertadores, uma Copa do Brasil, uma Copa Sul-Americana, uma Recopa Sul-Americana, um Mundial de Clubes, dois Campeonatos Brasileiros, três Campeonatos Gaúchos, um Campeonato Carioca, um Campeonato Paulista e uma Copa América.







