Xabi Alonso vê goleada do PSG como lição e cita erros que custaram caro
- 09/07/2025
Real Madrid está eliminado do Mundial de Clubes da FIFA
O Real Madrid, da Espanha, foi derrotado pelo Paris Saint-Germain, da França, pelo placar de 4 a 0, na tarde desta quarta-feira (9), no MetLife Stadium, em East Rutherford-NJ, pela semifinal do Mundial de Clubes da FIFA. Fabián Ruiz (duas vezes), Ousmane Dembélé e Gonçalo Ramos marcaram os gols que eliminaram os espanhóis.
Os espanhóis se despedem da competição com quatro vitórias, diante de Pachuca (México) e Red Bull Salzburg (Áustria) na fase de grupos, Juventus (Itália) nas oitavas e Borussia Dortmund (Alemanha) nas quartas de final. O Madrid ainda empatou com o Al Hilal (Arábia Saudita) na fase inicial e foi derrotado pelo Paris Saint-Germain na semifinal.
Recém-chegado ao Real Madrid, o técnico Xabi Alonso concedeu coletiva após a partida e reconheceu o impacto da goleada sofrida diante do Paris Saint-Germain. Para ele, apesar do revés, o confronto traz lições importantes para o que está por vir.
Xabi Alonso admite que erros dos zagueiros foram decisivos
“Esse tipo de situação serve como aprendizado e nos projeta para o futuro. A sensação que fica agora é amarga, mas acredito que tivemos uma oportunidade de crescer durante o torneio. Mesmo em uma partida ruim como essa, é preciso refletir sobre o que podemos evoluir. É evidente que machuca”, declarou Alonso.
O comandante também apontou que os erros cometidos logo nos primeiros minutos, principalmente os de Antonio Rüdiger e Raúl Asensio, foram decisivos para o desempenho abaixo do esperado durante os 90 minutos.

“Chegou o momento de fazermos uma avaliação da partida e também do que significou este campeonato dentro do processo que estamos construindo. Iniciar uma partida dessa maneira, sofrendo dois gols rapidamente contra um adversário tão forte, torna tudo mais difícil”, comentou o treinador, revelando que a equipe precisava ter mantido a calma no momento.
Invencibilidade do Madrid no Mundial está encerrada
“Precisávamos manter a serenidade e entender que ainda havia muito jogo pela frente. No segundo tempo conseguimos nos aproximar mais, mas o cenário já era bastante desfavorável”, completou Xabi Alonso.
A derrota coloca fim à invencibilidade do Real Madrid na história do Mundial de Clubes, que durava desde novembro de 2000, quando foi derrotado pelo Boca Juniors (Argentina), na então Copa Intercontinental. Neste período, foram 17 jogos, com sete títulos conquistados, sendo duas Copas Intercontinentais (2002 e 2024) e cinco Mundiais da FIFA (2014, 2016, 2017, 2018 e 2022).